sábado, 23 de janeiro de 2016

7 Alimentos afrodisíacos: veja o que é mito e o que é verdade.



Afrodite é a deusa grega do amor, da beleza e da sensualidade. Foi do nome dela que veio a palavra “afrodisíaco”, que é definida como "aquilo que desperta o desejo por outra pessoa". Muita gente acredita que certos alimentos podem ser afrodisíacos, embora alguns cientistas digam que na verdade, o que funciona é a pessoa acreditar que aquele alimento vai deixá-la mais vigorosa, assim ela fica mais confiante e com mais imaginação.. Além disso, certos nutrientes ou substâncias presentes nos alimentos causam efeitos no organismo que podem, de fato, melhorar o seu desempenho. 

Conheça agora alimentos que muitas pessoas acreditam que tenham poderes de despertar a nossa libido. 



1)Alcachofra


Não se sabe por que é considerada afrodisíaca, mas a potência do vegetal é conhecida há tanto tempo, que ele já foi proibido para mulheres na França no século XVI. Dizem que Catarina de Médici, a esposa do rei da França Henrique II, adorava alcachofras e tinha vários amantes, por isso a proibição. Os comerciantes franceses costumavam dizer que a alcachofra aquece o corpo, o espírito e também a genitália. Antes disso, na Idade Média, a alcachofra também foi proibida para mulheres porque despertava sentimentos que não seriam “apropriados” para uma boa esposa; 


2) Aipo


Contém uma substância chamada androsterona, que atua como um feromônio masculino (deixa os homens mais atraentes); 


3) Chocolate


O doce mais apreciado do mundo contém várias substâncias que justificam sua fama: o triptofano, que é o precursor da serotonina (o hormônio do prazer); a feniletilalanina, que desperta o sentimento de atração, de paixão à primeira vista; e a teobromina, que estimula o sistema nervoso e nos deixa mais ativos. O chocolate branco pode não ter os mesmos efeitos porque não é feito a partir das sementes de cacau, e sim da manteiga de cacau, que não tem as mesmas propriedades; 


4) Vinho tinto


Aumenta os níveis de estrogênio, fazendo com que as mulheres tenham mais libido. Além disso, o vinho é rico em polifenóis, que aumentam a circulação sanguínea, aumentando nossa disposição e resistência física; 


5) Pimenta


A expressão “apimentar a relação” tem bons motivos: a sensação de ardência aquece o corpo, aumenta a circulação do sangue e acelera o metabolismo. A endorfina contida na pimenta é responsável por uma sensação de bem-estar e ânimo; 


6) Morangos


Além do estímulo visual por sua bela aparência e cor vermelha, é rico em vitamina C, que ajuda na formação e liberação dos hormônios sexuais e aumenta a lubrificação vaginal; 


7) Sementes oleaginosas (castanhas e amêndoas)


São ricas em arginina - que aumenta a circulação sanguínea, e zinco - que aumenta a produção de testosterona. As amêndoas são muito usadas na culinária árabe por suas propriedades afrodisíacas. Os amendoins são as oleaginosas mais populares por serem mais baratos e muito saborosos. 


Esses e muitos outros alimentos dão força à crença em afrodisíacos. O filósofo francês Jean François Revel (1924 - 2006) já disse que “assim como acontece com a sexualidade, também uma boa mesa é inseparável da imaginação”. A literatura romântica também é rica em alusões ao amor como alimento e ao alimento como amor. E claro, não podemos deixar de citar o famoso “bolo pega-marido”, que tem até uma lenda no nordeste brasileiro: "uma moça tinha um marido muito magrinho, então fazia sempre esse bolo para ele. De tanto comer o bolo, o moço ficou maior, mais atraente e mais amoroso". 


Cuidado: existem também alguns afrodisíacos “do mal”: muitas culturas consomem pó de chifres de rinocerontes e pênis de tigres para aumentar a libido, mas consumidores conscientes sabem que não existe necessidade de matar animais ameaçados de extinção, ainda mais por prazer. 

Como lavar as mãos corretamente podem evitar doenças.

É muito importante lavar as mãos porque elas são as principais vias de transmissões de vírus e, por isso, a lavagem correta das mãos pode evitar o desenvolvimento de uma série de doenças, como herpes, resfriados e conjuntivite, por exemplo. 

Desta forma, a lavagem das mãos é também muito importante no caso de epidemias, como a gripe A, por exemplo, pois as mãos podem ser um meio de transmissão do vírus e, consequentemente, da doença. 

Além disso, lavar as mãos correta e regularmente é extremamente importante para a manutenção da saúde porque evita a contaminação por germes que estão em toda parte, como em um espirro, no ônibus ou no dinheiro. 



Como lavar as mãos corretamente


Para lavar as mãos corretamente deve-se seguir os seguintes passos:

Quando lavar as mãos


As mãos devem ser lavadas antes de qualquer refeição, após usar o banheiro, após manipular alimentos crus, após espirrar, tossir ou mexer no nariz, após tocar em animais ou nos seus dejetos, após mexer no lixo, antes e após uma visita a um doente, antes e após tocar em feridas e sempre que as mãos estiverem sujas

9 alimentos que potencializam sua imunidade.



Sua imunidade anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. "Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico", afirma Ioná Zalcman, mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. 

De acordo com a nutricionista, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. "O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais", completa. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo. 





1) Frutas cítricas


Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo. 


2) Vegetais verdes escuros


Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. 


3) Alimentos ricos em zinco


Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. 


4) Oleaginosas


Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmem de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade. 


5) Tomate


Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. 


6) Alimentos fonte de ômega-3


O ômega-3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo. 


7) Antioxidantes


A castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo. 


8) Gengibre


Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo. 


9) Pimenta


A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

Quais são os 10 piores alimentos para a sua saúde?



Você consegue resistir a um delicioso sorvete de massa? E quanto a um cachorro quente? Estes alimentos industrializados são tão gostosos para o nosso paladar que realmente é difícil evitá-los. "O foco da indústria alimentícia ao produzi-los era o sabor, deixando de lado o valor nutricional", explica o nutrólogo Guilerme Giorelli, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).  

Pensando nos malefícios que estas comidas proporcionam, a nutricionista norte-americana Michelle Schoffro Cook, famosa autora de best-sellers sobre alimentação, elaborou uma lista com os 10 piores alimentos do mundo para o ser humano.  

Na seleção estão a pizza congelada, um único pedaço possui 16% do Valor Diário de sódio, o salgadinho de batata, um pacotinho possui 33% do Valor Diário de gorduras totais, e o cachorro quente, uma salsicha possui 20% do Valor Diário de gorduras saturadas.  

Conversamos com especialistas para entender por que os alimentos são tão ruins para a saúde e como podem ser substituídos por opções mais saudáveis.  

É importante deixar claro que nenhum destes alimentos precisa ser excluído do seu cardápio, especialmente aqueles que você gosta bastante. "Eu não os transformaria em vilões da dieta porque o problema é o nosso hábito. O que não devemos fazer é comer estes alimentos diariamente e em excesso, você pode escolher um alimento do grupo, o sorvete de massa por exemplo, e ingerir uma vez por semana", aconselha o nutrólogo Celso Cukier do Hospital Albert Einstein. Logo abaixo, você confere os dez maiores "perigos" do cardápio saudável. 



10º Sorvete de massa


Os problemas:  O sorvete de massa industrializado não é interessante por ser pobre em nutrientes. "Este doce possui carboidratos de baixo valor nutricional, ou seja é rico em açúcar, que vão ser absorvidos rapidamente pelo organismo e serão transformados em gordura", conta Cukier.  O consumo em excesso deste alimento pode facilitar o aumento de peso. Uma bola da versão sabor chocolate, equivalente a 60 gramas, contém 130 calorias e 18,5% dos Valores Diários de gorduras saturadas que um adulto necessita, este alto valor existe principalmente por ter uma série de aditivos incluídos no alimento ao longo da fabricação, o leite integral possui gorduras saturadas, mas não são poucas. "O principal problema do consumo em excesso desta gordura é que ela sofre um processo de oxidação e há o risco do aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas, levando a doença vascular que pode comprometer o coração, os rins e o cérebro a longo prazo", explica Cukier.  

Alternativa saudável:  Uma opção melhor é o sorvete de palito de frutas que possui menos calorias, apenas 50 por porção de 60 gramas, e gorduras, apenas 0.14 gramas o equivalente a 0,25% dos Valores Diários. O frozen de iogurte desnatado, com 64 calorias e 0,3 gramas de gorduras saturadas o equivalente a 1,3% dos Valores Diários, é outra boa opção. O sorvete light, com 85 calorias e o equivalente a 6% dos Valores Diários de gorduras saturadas, também é uma escolha menos prejudicial. 


9º Salgadinhos de milho


Os problemas: Por conter uma série de produtos químicos, o salgadinho de milho pode causar alergias. Além disso, um pacote, 63 gramas, deste alimento contém 17% do Valor Diário de sódio. "Quando consumido em excesso o sódio está relacionado ao aparecimento de pressão alta e doenças renais", diz Cukier. O pacote do salgadinho também possui Valor Diário de 32,5% de gorduras totais e 10,3% de gorduras saturadas. O fato do salgadinho ser feito com milho transgênico é polêmico. "O transgênico é uma mistura de DNA, o ideal é saber qual é essa modificação e se poderia promover uma alergia. Não temos um estudo científico que comprove que a quantidade de milho com essas alterações no salgadinho pode causar uma doença", ressalta Giorelli.  

Alternativa saudável:  A pipoca preparada na panela e com óleo vegetal fresco é uma opção muito melhor para a saúde. Mas o ideal, é claro, é não abusar do sal para não aumentar a quantidade de sódio do quitute.  


8º Pizza congelada


Os problemas: Um pedaço, 73 gramas, de pizza congelada possui 16% do Valor Diário de sódio, cujo consumo em excesso está ligado ao aumento da pressão e doenças renais. O único pedaço ainda possui 14% do Valor Diário das gorduras saturadas que quando ingeridas em grandes quantidades podem levar a problemas cardíacos. Esta pizza ainda é feita com farinha branca que tem uma absorção rápida no organismo fazendo com que a pessoa fique com fome logo. "Outra descoberta é que quando o alimento é integral a absorção é mais lenta e o tempo que o alimento passa no intestino é maior o que faz com que outros hormônios deste órgão sejam estimulados", observa Giorelli.  

Alternativa saudável:  Caso você adore uma pizza, o melhor a fazer é diminuir o consumo, comendo apenas uma vez por semana. O sabor escolhido também irá influenciar na quantidade de calorias e gorduras. 


7º Batata frita


Os problemas: O principal problema da batata frita está no fato de ela ser uma fritura. Quando o alimento é submetido a altas temperaturas sofre a glicação que é uma modificação molecular. "Estão surgindo muitos estudos procurando relacionar essas alterações com o aparecimento de doenças cardiovasculares e também o câncer", diz Cukier. A porção de 100 gramas de batata frita possui 14% do Valor Diário de gordura saturada.  

Alternativa saudável: Uma maneira melhor de consumir a batata como petisco é cortá-la como se fosse um chips, dispor em uma travessa, colocar alecrim e azeite e levar ao forno. Caso você goste muito da batata frita, procure fazê-la em casa e sem reaproveitar o óleo, pois quanto mais utilizado, mais saturado ele fica e maiores os riscos para o coração. 


6º Salgadinho de batata


Os problemas:  O salgadinho de batata é ainda mais nocivo do que a batata frita. "Ele vai ser preparado de maneira industrial, utilizando grandes quantidades de gordura, sal e substâncias químicas", explica Cukier. De fato, o alimento é rico em gorduras, um pacote de 50 gramas possui 33% do Valor Diário de gorduras totais e 9% de gorduras saturadas.  

Alternativa saudável: A pipoca preparada na panela ou a batata cortada em forma de chips e levada ao forno com azeite e alecrim são alternativas de petiscos melhores para a saúde.   


5º Bacon


Os problemas: Um levantamento feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que 50 gramas diários de carnes processadas como o bacon aumentam em 42% o risco de problemas cardíacos e em 19% o de diabetes tipo 2. Este alimento possui gordura saturada, de modo que uma fatia equivalente a 10 gramas possui 6,4% do Valor Diário desta gordura, que sofre um processo de oxidação que facilita o aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas levando ao comprometimento cardíaco.  

Já o diabetes tipo 2 pode ocorrer em decorrência do consumo de bacon porque em alguns casos há diminuição da produção de insulina em resposta ao tamanho corporal do paciente. "Então uma alimentação exagerada, e o bacon é extremamente calórico, faz com que em algumas pessoas o organismo chegue a uma situação de insuficiência hormonal, passando a produzir uma quantidade de insulina insuficiente para o tamanho do corpo", explica Giorelli.  

Além disso, um estudo publicado no British Journal of Cancer concluiu que comer 50 gramas de carne processada diariamente aumenta em 19% o risco de câncerno pâncreas. Os cientistas responsáveis pela pesquisa acreditam que isto ocorre porque algumas químicas utilizadas para preservar este tipo de alimento são transformadas no nosso corpo em substâncias que podem afetar o DNA e aumentar o risco de câncer.  

Alternativa saudável:  Os fãs de bacon devem restringir o consumo do alimento para no máximo uma vez por semana. Procure fazer o feijão e a farofa sem o uso desta carne processada e caso bata uma vontade daquela fatia de bacon, tente substitui-la por peito de peru.   


4º Cachorro-quente


Os problemas: Um salsicha de 50 gramas possui 24% do valor diário de gorduras totais, 20% de gorduras saturadas e 20,3% de sódio. A salsicha é uma carne processada como o bacon e por isso apresenta os mesmos problemas de saúde. Além disso, para a conservação da salsicha são utilizados nitritos e nitratos que no estômago se transformam em nitrosaminas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estas nitrosaminas têm forte ação cancerígena levando a altos índices de câncer no estômago entre pessoas que consomem alimentos contendo os nitritos e nitratos com frequência.  

Alternativas saudáveis: Uma boa opção é substituir o cachorro-quente por um lanche com queijo branco e peito de peru. 


3ª Churros recheados


Os problemas: O alimento que ocupava a 3ª posição na lista original era o donuts. Como ele não é muito consumido no Brasil, o churros é o seu equivalente nacional. Ambos são massas fritas, recheadas com chocolate ou doce de leite e que possuem açúcar ao seu redor. Portanto, os churros têm as complicações das frituras e ainda são ricos em açúcar. O alimento recheado com doce de leite possui 18,4% do Valor Diário das gorduras totais e 18,8% das gorduras saturadas.  

Alternativas saudáveis: Caso você goste muito do churros opte por comê-lo apenas uma vez por semana aliado a uma dieta saudável. 


2º Refrigerante


Os problemas: Esta bebida é rica em açúcar. Uma lata de 350 ml do refrigerantetipo cola possui 37 gramas de açúcar. Então, caso a pessoa beba uma lata por dia em um mês ela terá consumido cerca de um quilo de açúcar! Uma pesquisa divulgada no American Journal of Clinical Nutrition concluiu que refrigerantes, tanto as versões açucaradas quanto as de baixa caloria, estão associados ao maior risco de acidente vascular cerebral.  Os refrigerantes também estão associados a problemas respiratórios. "Eles proporcionam um excesso de energia levando ao aumento do peso que é estocado no organismo na forma de tecido gorduroso. Hoje já se sabe que esse tecido produz uma série de hormônio e alguns causam especificamente mais inflamação respiratória", diz Giorelli.  Outras bebidas ricas em açúcar que são tão prejudiciais quanto o refrigerantesão os sucos industrializados. "O pior é o refresco, que tem em torno de 10% de polpa de frutas, o néctar varia em 30 e 40% e o suco em mais de 50%. Considero tão perigoso quanto o refrigerante porque a quantidade de vitaminas é mínima e ele é muito calórico", explica Giorelli.  

Alternativas saudáveis: Apesar de calóricos, os sucos naturais são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, por isso são opções muito melhores para a sua saúde, a água de coco também.  


1º Refrigerante diet


Os problemas: Um estudo feito por pesquisadores das universidades de Miami e Columbia concluiu que quem consome o refrigerante diet diariamente tem mais chances de ter um infarto ou um acidente vascular cerebral. Outro estudo publicado pela revista científica Diabetes Care concluiu que o ingerir diariamente o refrigerante diet pode aumentar os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.  Os especialistas divergem quanto ao fato da nutricionista americana ter colocado esta bebida como a pior de todas. "Não faz sentido, o diet não é mais ou menos saudável do que o normal, inclusive, pessoas com restrição ao uso dos carboidratos devem preferir o diet ao outro", afirma Cukier.  

Alternativas saudáveis: Neste caso, os sucos naturais também são opções muito melhores para a saúde.

Entenda os perigos à saúde de quem teve contato com a lama na tragédia de Minas Gerais

Hepatite A, leptospirose e diarreia. Estes são alguns dos riscos que atingem quem que teve contato com a água contaminada pela lama que desceu das duas barragens da mineradora Samarco, em Bento Rodrigues e invadiu o Rio Doce, que abastece cidades em Minas Gerais e no Espírito Santo. 

“Essa contaminação seria por microorganismos. É sabido que com a água vai carregando animais mortos, trazendo alguns de pequeno porte, como ratos (cuja urina causa leptospirose)”, afirma a infectologista Silvana de Barros Ricardo, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Mater-Dei. 



Na opinião da especialista, quem teve contato mais próximo com a lama corre maior perigo, principalmente por causa de lesões. “É difícil mensurar a exposição que ocorreu durante o resgate, mas a contaminação pode ocorrer também através de mucosas, além de feridas. As pessoas têm que ser vacinadas contra tétano.” 

Segundo ela, para a população que vive mais distante do acidente, o risco permanece. “Como pode haver contaminação dos sistemas de tratamento, o ideal é que as pessoas que vivam próximas ao rio tomem água fervida ou mineral.” 

Também infectologista, Carlos Starling, membro da Sociedade Mineira de Infectologia, afirma que o tipo de problema relacionado com o contato com a lama e a água vai depender “do tipo de resídio que houver”. “A ingestão de produtos químicos pode levar a intoxicações as mais diversas. Além disto, a lama está pegando tudo, e se o sistema de esgoto é comprometido, você tem as contaminações provocadas por microorganismos de vida livre, como salmonela.” 

Silvana de Barros Ricardo chama a atenção também para plantações ribeirinhas, caso sejam recuperadas. “Os alimentos podem ser contaminados, já que a transmissão é via oral.” 

Médico sanitarista, professor e ambientalista, Apolo Heringer-Lisboa fala também dos riscos dos seres que vivem no curso de um rio. “Vai haver uma mortandade enorme de peixe, pássaros e animais terrestres que bebem da água do rio. Não podemos pensar só no ser humano, mas em todas as espécies.” 

Você faz ideia qual é o tamanho do desperdício de alimentos no Brasil e no mundo?

Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano – junto com toda a energia, mão de obra, água e produtos químicos envolvidos em sua produção e descarte (FAO 2013). O Brasil tem 3,4 milhões de brasileiros que estão em situação de insegurança alimentar, o que representa 1,7% da população. 

Segundo relatório da FAO de 2013, 805 milhões de pessoas, ou seja, 1 em cada 9 sofre de fome no mundo. 



Você sabia que:


Cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia. Cerca de 58% desse total é representado por lixo orgânico, formado de restos de alimentos (Akatu) 

Para produção de 1 kg de banana são utilizados 500 litros de água (Water food print 2011). 

A sua casca corresponde de 30 a 40% do peso, ou seja, a cada quilo de banana consumido, se jogarmos fora a casca estaremos desperdiçando até 200 litros de água! 

1 banana pesa aproximadamente 120g, ou seja, 60 litros de água para ser produzida, se jogarmos a casca fora, são desperdiçados 24 litros numa única casca banana não consumida! O que daria para tomar 3 minutos de banho, dar 2 descargas ou lavar o rosto 2 vezes! (Sabesp 2014) 





 70% da água disponível no mundo é para agricultura (FAO 2013).


Segundo relatório da FAO de 2013,  1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogadas fora por ano no mundo, o equivalente ao desperdício de 750 bilhões de dólares. Traduzido em recursos naturais, consome cerca de 250 quilômetros cúbicos de água e ocupa cerca de 1,4 bilhão de hectares de terra. 

A FAO estima que os alimentos desperdiçados correspondem à emissão de 3,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Se fosse um país, seria o terceiro maior emissor do mundo. (FAO 2013)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

8 Razões para evitar os conservantes alimentares



Você sabia que os conservantes alimentares são usados em produtos como enlatados, carnes processadas (como presunto e salsichas) e até em refrigerantes? 

Pois bem, os conservantes são substâncias naturais ou artificiais utilizadas para conservação de alimentos e de diversos outros produtos. A função dos conservantes é prevenir ou inibir o crescimento de micróbios e evitar alterações químicas indesejáveis, garantindo uma longa duração destes produtos que podem ficar estocados ou armazenados por meses e até anos.

Contudo os conservantes não são apenas mocinhos, eles se tornam vilãos da nossa saúde quando pensamos em algumas questões. Indicamos 8 motivos que você tem para evitar produtos ricos em conservantes. Confira conosco. 



1 - Sabor alterado


Os alimentos ricos em conservantes também tem o sabor alterado. Assim, quando você prova o alimento natural, corre o risco de preferir o industrializado porque tem mais sabor. 


2 - Câncer de intestino


O consumo excessivo de produtos com conservantes em geral pode causar câncer no intestino. 


3 - Pressão arterial


Possuem uma grande quantidade de sódio, pois o sal também é utilizado como conservante. Essa substância se ingerida de maneira excessiva provoca inchaço, aumento da pressão arterial e retenção de líquido. 


4 - Alergias


Esse tipo de alimentos geralmente também possui corantes artificiais, que também fazem mal à saúde, principalmente sendo perigosos para pessoas que apresentam alergias. 


5 - Déficit de atenção


Em pesquisa publicada na revista “The Lancet” (2007), é citado que o conservante benzoato de sódio (conservante comumente utilizado em refrigerantes) e os corantes alimentares causavam sintomas de transtorno de déficit de atenção nas crianças. 


6 - União cancerígena


Outro pesquisa sobre o benzoato de sódio (ou ácido benzóico), identificou uma reação pouco conhecida quando misturado com ácido ascórbico, ou vitamina C. Quando essas duas substâncias se unem, forma-se uma pequena quantidade de uma toxina chamada benzeno, que é um conhecido agente cancerígeno. 


7 - Dificuldades digestivas


O conservante ácido deidroaceticos, presente em carnes pode causar dificuldades digestivas. 


8 - De novo, câncer


O nitrito ou nitrato de sódio, é um conservante usado principalmente em cachorros quentes, carnes, presuntos e bacon, que também intensifica o sabor e coloração desses alimentos. O problema deste conservante é que é um agente causador de câncer, pois as chamadas nitrosaminas são criadas durante o processo de cozedura ou já no interior do estômago.

CELULITE: SAIBA COMO A ALIMENTAÇÃO PODE PREVENIR E CONTROLAR



Apesar de ser apontada como uma das marcas mais indesejadas que elas podem ter, provavelmente não existe uma única mulher no mundo que não apresente essas alterações cutâneas. 

Mesmo que todas as mulheres apresentem uma celulite aqui e outra ali, existem alternativas para minimizar o desenvolvimento dessas marcas no corpo, permitindo que elas influenciem menos no visual. 

Uma alimentação equilibrada é importante por dezenas (centenas? milhares?) de motivos, e a celulite é mais uma delas. Com alguns tipos de alimento, é possível minimizar e prevenir a celulite. 

Veja alguns exemplos: 



Vitamina C


Uma das causas da celulite é a baixa produção de colágeno pelo organismo, que resulta diretamente na qualidade da pele em várias partes do corpo. 

O colágeno é uma proteína que depende intimamente do consumo de vitamina C, que participa de sua produção.

Por isso, uma maneira de fazer com que sua alimentação ajude no controle da celulite é aumentar o consumo de frutas cítricas ou outros alimentos ricos nessa vitamina. 


Fibras alimentares


A celulite pode se desenvolver por causa do consumo excessivo de calorias, que resulta em reações inflamatórias no tecido cutâneo que desenvolvem essa marca no corpo. 

As fibras alimentares, por sua vez, ajudam a diminuir o apetite, controlando também o consumo de calorias diário — que reflete diretamente na formação das celulites. 

As melhores fibras alimentares estão em alimentos como os cereais integrais (aveia, arroz, farinhas, etc.), leguminosas como o feijão e a lentilha e na maioria das frutas. 


Beba muita água


Você sabia que a celulite também pode ser uma consequência de um tecido cutâneo desidratado? Pois é! 

Por esse motivo, o consumo de um volume adequado de água diariamente também é uma maneira de ajudar a controlar o desenvolvimento de celulites, visto que essa bebida ajuda a hidratar as células cutâneas e garantir a qualidade de suas estruturas. 


Consuma oleaginosas


Os antioxidantes naturais também podem ajudar a minimizar o desenvolvimento de celulites espalhadas pelo corpo, uma vez que eles atuam no controle do envelhecimento precoce das células cutâneas, que podem resultar nessas marcas indesejadas. 

As oleaginosas, além de fonte de fibras alimentares e de gorduras saudáveis, também são uma fonte importante de selênio, um antioxidante natural poderoso e essencial para evitar a ação dos radicais livres no tecido da pele. 

As melhores são as amêndoas, castanhas, nozes e amendoim – só não exagere nas versões salgadas, para não ingerir muito sódio! 


Evite as gorduras


Celulites nada mais são do que reações inflamatórias causadas pelo excesso do consumo de gorduras e açúcares, que não são aproveitados pelo organismo na produção de energia. 

Quando evitamos o consumo de frituras e outras gorduras prejudiciais para a nossa saúde, o risco de desenvolver novas celulites é consequentemente reduzido. 

Você já toma esses cuidados para evitar o desenvolvimento de celulites em várias partes do seu corpo? Compartilhe conosco suas experiências e deixe suas dúvidas no espaço de comentários! 

3 maneiras de relaxar em instantes



Em cinco minutos é possível colocar em prática algumas ideias que te ajudarão a aliviar a tensão em qualquer lugar. 

Veja alguns exemplos: 



Shhh...


"Exames de imagem do cérebro mostraram que quando você fica em silêncio, concentrada na respiração, ocorre uma redução dos neurônios da amígdala cerebral, área ligada à ansiedade e ao stress", avisa o neurocirurgião Koshiro Nishikuni. Mas não basta fechar a boca enquanto a bagunça rola em volta. Saia cinco minutos, procure um lugar tranquilo, dê uma volta. 


Toque os lábios


Eles são dotados de terminações nervosas que ativam o sistema nervoso parassimpático e propagam ondas calmantes pelo corpo. É por isso que comer e beijar têm poder tranquilizante, entendeu? 


Tire o sapato


Como os pés são repletos de terminações nervosas, pisar descalça no chão ou massageá-los energiza e equilibra o organismo, todo representado por pontos sensíveis na planta e nos dedos. Ao chegar em casa, no auge do stress no trabalho, durante uma viagem longa, liberte seus pés e relaxe.

5 situações inesperadas que podem causar dor de cabeça


Você está levando um dia como qualquer outro e, de repente, sua cabeça começa a latejar? A dor parece vir sem motivo, mas prestar atenção e saber o que desencadeia o problema pode ser extremamente útil. É claro que, na maioria dos casos, basta um analgésico para resolver a questão. Mas se você observar um padrão ou perder a visão é melhor correr para um médico! 



1. Treino pesado


Fazer exercícios físicos, especialmente no calor, pode trazer alguns incômodos. As dores de cabeça que aparecem durante a atividade geralmente começam quando há um pico na frequência cardíaca (mas os limites são diferentes para cada pessoa). A dor pode ir embora quando sua frequência cair, mas algumas vezes pode durar até dois dias por conta do esforço físico. Se você está propensa a ter essas dores induzidas por exercícios, vale consultar um médico e usar um frequencimetro para controlar o ponto em que o problema surge. 


2. Força no pescoço


A dor que normalmente começa na parte de trás do crânio e irradia através do couro cabeludo, conhecida como occipital neuralgia, é um problema que pode ser desencadeado por uma tensão no pescoço (atenção ao usar demais o smartphone!). Se for recorrente, o melhor a fazer é consultar um médico. 


3. Mandíbula tencionada


A disfunção da articulação têmpora mandibular pode causar problemas. Algumas pessoas tendem a apertar a mandíbula quando estão sob stress e isso pode levar à dor e sensibilidade no rosto, mandíbula e pescoço. 


4. Muito tempo em uma área de alta altitude


Mudanças de altitude podem provocar náuseas e dores de cabeça, e piorar à noite. Se você está programando uma visita a um lugar em que a altitude é grande, tente fazer um treinamento gradual antes. 


5. Excesso de analgésicos


Tudo indica que montar um verdadeiro arsenal de medicamentos contra a dor de cabeça pode ser um trunfo, mas não é. Exagerar nos medicamentos pode fazer você ter mais dores, já que eles podem religar as vias de dor em seu cérebro. Atenção aos remédios que têm cafeína ou mais de um tipo de droga. Eles podem ser os culpados pela dor de cabeça quando usados com frequência.